Bem vindo à FNAET!

«A vós, graça e paz.» (1 Tessalonicenses1, 2)

Breve História da FNAET

Das origens… até hoje.”

Uma história tem sempre uma personagem principal para que se possa desenrolar todo o seu enredo. Foi por um estudante de teologia que escutava João Paulo II no Centro Pastoral Paulo VI em Fátima a 14 de Maio de 1982, onde teve a uma pressentimento de que havia de juntar todos os estudantes de Teologia de Portugal. Com esta ideia em mente, contactou com diversos os estudantes Teologia das diversas escolas.

O sonho tornou-se realidade, foi a 6-7 de Novembro de 1982 que se deu o primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Teologia (E.N.E.T.), em Fátima. Este encontro teve cem participantes vindos das Escolas de Braga, Porto, Viseu, Guarda, Coimbra, Lisboa e Évora, tendo como tema geral a “Formação Filosófica – Teológica”. Teve como convidados D. João Alves (Bispo de Coimbra) e D. José da Cruz Policarpo (bispo Auxiliar do Patriarcado), membros da Comissão Episcopal para o Clero e Seminários, bem como professores de Teologia e Filosofia. Pela boa prestação que teve este encontro emerge a partir daquele momento um projecto ambicioso para a construção deste programa. Nasce aqui uma Comissão Nacional de Estudantes de Teologia (C.N.E.T.).

Houve a partir daí vários encontros de formação entre escolas, e em 1985 sai pela primeira vez um Boletim Informativo dos Estudantes de Teologia para que todas as escolas de Teologia estivessem informadas acerca das actividades que se iam desenrolando.

A 12 de Janeiro de 1991 dá-se a aprovação dos Estatutos da Federação em Assembleia-geral da Comissão Nacional de Estudantes de Teologia (C.N.E.T.) no Seminário Diocesano de Leiria.

A 13 de Novembro de 1991 dá-se o momento mais importante da História da FNAET que foi a aprovação Eclesiástica dos Estatutos pela Conferência Episcopal Portuguesa em Assembleia Plenária (erecção canónica).

A 7 de Dezembro de 1991 em Reunião da C.N.E.T., no Seminário Maior de Coimbra, deu-se por extinta a Comissão Nacional de Estudantes de Teologia e passando a chamar-se Federação Nacional das Associações de Estudantes de Teologia (FNAET), sendo promulgado os seus Estatutos no Diário da Republica (III Série, nº 226- 30.09.1992);

Em 1991-1992 foi o ano Académico para a FNAET, porque se deu o lançamento em Maio-Outubro a primeira publicação da Scholarum (Revista da FNAET) e deu-se o lançamento dos primeiros Jogos Florais.

Até aqui a FNAET foi desenrolando as suas actividades, no ano 2001 deu-se o ENET em Braga. Depois deste encontro a FNAET entra em “stand by” voltando a ser reactivada em Abril de 2004 com um encontro entre as diversas associações existentes em Portugal para propor um novo arranque da FNAET. Assim foi, no dia 23 de Outubro de 2004 dá-se a primeira Assembleia-geral para eleição e votação dos novos cargos da FNAET.

No dia 20 de Novembro de 2004 dá-se o início da abertura das Actividades da FNAET sendo feito a apresentação do plano de Actividades e o delinear de projectos para o ano 2004-2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário